Resumo

Os jogos transgressores são exceções que desafiam a lógica interna padrão e contribuem para alargar a diversidade de experiências motrizes dos alunos de Educação Física. Com base num estudo anterior, o primeiro objetivo é a análise dos jogos desportivos sócio-motrizes com indeterminações a partir da Spórtica. As "indeterminações ludomotrizes" são aquelas restrições (constrangimentos) de determinados jogos cuja conceção exige que sejam definidas na Dinámica do jogo (por exemplo, parar a música no jogo Dança das Cadeiras). Primeiramente, identificam-se os jogos desportivos sociomotrizes com indeterminações nas componentes do prisma do Desenho e, em seguida, examinam-se as características e as possibilidades das indeterminações em relação ao prisma da Dinámica de Jogo. O segundo objetivo é estabelecer consequências epistemológicas, entre outras, a classificação dos jogos desportivos e a extensão dos tipos de indeterminação motriz. O terceiro objetivo do artigo centra-se na especificação da sua possível aplicabilidade à Educação Física praxiomotora. Uma vez que o objetivo motor do jogo é a única componente indispensável e nunca indeterminada, são propostos os domínios dos objectivos motores para a programação da Educação Física. Estes jogos contêm uma lógica algo caprichosa, o que os torna verdadeiros transgressores.

Referências

FAGUNDES, F. M., FOLLMAN, N., Y WENZEL, V. I. Como identificar a lógica interna das práticas motrizes de interação? Uma proposta de ferramenta da análise a partir da praxiologia motriz. Kinesis, 37, p. 01-15, 2019. https://doi.org/10.5902/2316546436035 Disponible en https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/36035 Accedido el 6 de julio de 2023.

GÓMEZ-RIJO, A., FERNÁNDEZ-CABRERA, J. M., HERNÁNDEZ-MORENO, J., SOSA-ÁLVAREZ, G. Y PACHECO-LARA, J. J. (Re)pensar la competencia motriz. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (40), 375-384, 2021. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82959 Disponible en https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/82959 Accedido el 6 de julio de 2023.

HERNÁNDEZ-MORENO, J. Fundamentos del deporte. La estructura de los juegos deportivos. Barcelona: INDE, 1994.

KRETCHMAR, R. S. Formalism and Sport. In McNamee, M. y Morgan, W. J. (eds) Routledge Handbook of the Philosophy of Sport. London: Routledge, 2015. p. 11–21.

KRETCHMAR, R. S. A Revised Definition of Games: An Analysis of Grasshopper Errors, Omissions, and Ambiguities. Sport, Ethics and Philosophy, 13,3-4, p. 277-292, 2019. https://doi.org/10.1080/17511321.2018.1561748 Disponible en https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17511321.2018.1561748?journalCode=rsep20 Accedido el 6 de julio de 2023.

LAGARDERA, F. Y LAVEGA, P. Introducción a la Praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

MATEU, M. Y BORTOLETO, M. A. La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME). Emancipaçao, 11(1), p. 129-142, 2011. Disponible en http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipaçao Accedido el 6 de julio de 2023.

MELO, V. T. Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento. Motrivivência, 44, p. 177-189, 2015. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p177 Disponible en https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p177 Accedido el 6 de julio de 2023.

NAVARRO-ADELANTADO, V. Aplicación pedagógica del Diseño de juegos motores de reglas en Educación Física. Ágora para la Educación Física y el deporte, 13(1), p. 15-34, 2011. Disponible en https://uvadoc.uva.es/handle/10324/23711 Accedido el 6 de julio de 2023.

O’CONNOR, J., ALFREY, L. y PENNEY, D. (2022). Rethinking the classification of games and sports in physical education: a response to changes in sport and participation, Physical Education and Sport Pedagogy, https://doi.org/10.1080/17408989.2022.2061938 Disponible en https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2022.2061938 Accedido el 6 de julio de 2023.

PARLEBAS, P. Juegos, deporte y sociedad. Léxico de Praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

PARLEBAS, P. Elementos de Sociología del deporte. Málaga: IAD, 2003.

PARLEBAS, P. Une pédagogie des compétences motrices. Acción Motriz, 20(1), p. 89–96, 2018. Disponible en https://www.accionmotriz.com/index.php/accionmotriz/article/view/117 Accedido el 6 de julio de 2023.

RENSHAW, I., DAVIDS, K., NEWCOMBE, D. y ROBERTS, W. The constraints-led approach: Principles for sports coaching and practice design. London: Routledge, 2019.

RIBAS, J. P. Deportes de equipo transgresores. Acción motriz, 15, p. 51-62, 2015. Disponible en https://www.accionmotriz.com/index.php/accionmotriz/article/view/88 Accedido en 6 de julio de 2023.

RIBAS, J. P. Y HERNÁNDEZ-MORENO, J. Juegos deportivos, actividades físicas de expresión y actividades físicas utilitarias. Spórtica, Educación física y Recreación. Acción Motriz, 25(1), P. 68–78, 2020. Disponible en https://www.accionmotriz.com/index.php/accionmotriz/article/view/155 Accedido el 6 de julio de 2023.

RIBAS, J. P. y Jaqueira, A. R. El jogo da capoeira, un maravilloso juego transgresor. Abordaje desde la Spórtica. Acción Motriz, 31(1), p. 37–51, 2023. Disponible en https://www.accionmotriz.com/index.php/accionmotriz/article/view/258 Accedido en 6 de julio de 2023.

RIBAS, J. P., HERNÁNDEZ-MORENO, J., DÍAZ-DÍAZ, R, BORGES-HERNÁNDEZ, P. J., RUIZ-OMEÑACA, J. V. y JAQUEIRA, A. R. How to understand sports and traditional games and how to apply it to physical education. On the “Goal of Game”. Frontiers in Sports and Active Living, 5,1123340, 2023. https://doi.org/10.3389/fspor.2023.1123340 Disponible en https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fspor.2023.1123340/full Accedido el 6 de julio de 2023.

SANGIAO, G. Capoeira. Romper la regla para luego restablecerla. En XI CONGRESO ARGENTINO Y VI LATINOAMERICANO DE EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIAS Ensenada, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Repositorio institucional de la UNLP, 2015. Disponible en http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/56140 Accedido el 6 de julio de 2023.

SUITS, B. Games and their institutions in The Grasshopper. Journal of the Philosophy of Sport, 33(1), p. 1-8, 2006. https://doi.org/10.1080/00948705.2006.9714686 Disponible en https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00948705.2006.9714686?journalCode=rjps20 Accedido el 6 de julio de 2023.

WARD, G. Y GRIGGS, G. Principles of Play: a proposed framework towards a holistic overview of games in primary physical education. International Journal of Primary, Elementary and Early Years Education, 39(5), p. 499-516, 2011. https://doi.org/10.1080/03004279.2010.480945 Disponible en https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03004279.2010.480945 Accedido el 6 de julio de 2023.

WERNER, P., THORPE, R., y BUNKER, D. Teaching Games for Understanding: Evolution of a Model. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 67(1), p. 28-33, 1996. https://doi.org/10.1080/07303084.1996.10607176 Disponible en https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.1996.10607176 Accedido el 6 de julio de 2023.

Acessar