Praxiologia Motriz: Novas Proposições Para o Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos
Por Bruno Minuzzi Lanes (Autor), Cesar Vieira Marques Filho (Autor), Raquel Valente de Oliveira (Autor), João Francisco Magno Ribas (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 54, 2018. 17 Páginas. Da página 308 a 325
Resumo
O processo de treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos (JECs) vem sofrendo críticas pela forma como é materializado, pois o treinador nem sempre possui argumentos e métodos de ensino que condizem com o que vem sendo defendido na bibliografia científica. Ainda se percebe um treinamento descontextualizado da lógica do jogo, acreditando que o aperfeiçoamento técnico irá suprir todos os elementos que compõem os JECs. Em contrapartida, a praxiologia motriz apresenta-se como uma importante teoria que poderá nortear a prática pedagógica do treinador, na qual sistematiza a lógica interna dessas modalidades. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória que objetivou analisar as implicações dos conceitos da praxiologia motriz no processo de treinamento dos JECs. A partir da praxiologia motriz e de seus elementos, apresentaram-se novos pressupostos para o treinamento com o intuito de auxiliar os treinadores a materializar sua prática pedagógica na busca por um desempenho mais eficaz neste processo.