Práxis Pedagógica em Educação Física em Eescolas Municipais de 1º grau ( CA à 4ª série)
Por Ulisses de Oliveira Frattari (Autor).
Em I EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar
Resumo
Este relato objetiva apresentar o projeto de capacitação de professores de educação física desenvolvido no município de Bom Jesus de Itabapoana - RJ.
Integra
Este projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Bom Jesus do Itabapoana - RJ nos anos 1994/1995/1996, sendo de autoria do professor de Educação Física Ulisses de Oliveira Frattari.
Sabedores que a prática de atividades corporais na escola tem reflexos na formação social e na formação da auto-imagem do educando esperamos estar, com este projeto, contribuindo para inserção social e autonomia no seu cotidiano.
Em 1994 apresentamos este projeto ( em anexo ) ao diretores de 07 ( sete ) escolas municipais, para sua implantação, nesta oportunidade foram selecionados 04 ( quatro ) profissionais que seriam envolvidos no projeto. A seguir nos reunimos com os professores escolhidos para planejamento, organização da proposta curricular ( em anexo ) e montagem do cronograma de capacitação, acompanhamento e avaliação.
A primeira capacitação realizada pela Coordenação de Educação Física foi 20(vinte ) horas, com os seguintes assuntos:
- observação de aulas de educação física de C.A. à 4ª série;
- atividades de criatividade com sucata;
- recreação e jogos de C.A. à 4ª série;
- planejamento de aula.
Uma segunda capacitação foi realizada pelo bacharel em turismo e técnico em recreação e lazer Marco Antonio Florenciano com carga horária de 60 ( sessenta ) horas, com os seguintes assuntos:
- importância da recreação e jogos;
- brinquedos cantados;
- atividades rítmicas;
- exercícios desinibitórios;
- perfil do professor;
- criatividade com jornais;
- relaxamento;
- modelagem com argila. ( fotos em anexo )
Em 1995, após avaliação dos primeiros seis meses observamos a necessidade de promover uma maior socialização entre os alunos. Propomos a realização dos jogos escolares ( queimada e futebol de 07 a 10 anos e mini-handebol e futebol de 11 a 14 anos - fotos em anexo ). Para tanto realizamos uma capacitação de 20 horas, com atividades para observação do comportamento dos alunos e suas relações.
Reunião com Secretário de Educação Municipal, Diretora do Departamento de Educação, Coordenação de Educação Física e Supervisão Escolar decidindo-se que cada escola terá seu professor de Educação Física, cumprindo sua carga horária somente na escola onde atua, dentro do horário normal das aulas, pois o regimento escolar do município garante este direito.
Em 1996, foi realizada uma capacitação em conjunto com todos professores do município com a Especialista em Educação, Lilian Leal de Medeiros com duração de 10 horas, com os seguintes assuntos:
- processo de construção do conhecimento;
- auto-avaliação;
- processo do conhecimento pelo indivíduo;
Capacitação com duração de 15 horas com o professor Ulisses de Oliveira Frattari para estudos de fitas de vídeo da TV ESCOLA, com os seguintes assuntos:
- material alternativo;
- brincando de esporte;
- utilização de corda, arco de jornal;
- atividades em sala de aula.
Capacitação de 30 horas com a Professora de Didática e Fundamentos em Educação Física no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, Ana Maria A. D’Alvaro para estudo da legislação referente ao processo de avaliação em Educação Física, como proceder e características do processo avaliativo, elaboração de ficha de avaliação. ( em anexo )
Devido ao trabalho realizado pelo Centro de Estudos Pedagógicos Adélia Barroso Bifano e a Coordenação de Educação Física com TV ESCOLA, o município foi destaque na revista TV ESCOLA nº 04 agosto/setembro de 1996 ( em anexo ).
PROJETO
"A práxis pedagógica da Educação Física em escolas municipais de 1º grau ( C.A. à 4ª série)."
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por base a prática transformadora, que se expressa na vontade política da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Bom Jesus do Itabapoana -RJ, de promover uma educação voltada para a cultura corporal, que contribuirá para a auto-realização do educando.
JUSTIFICATIVA
Diagnose: em virtude:
- do amparo legal(artigo 7º da Lei 5692/71);
- dos valores que as atividades corporais conferem no contexto histórico-cultural;
- da importância da prática da Educação Física para o desenvolvimento das habilidades motoras considerados fundamentais para a aquisição de conhecimentos, relações sociais e afetivas com o meio em que vive;
- da necessidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana e crítica.
Prognose: acreditamos que a proposta curricular mobilize e envolva toda a comunidade escolar, contribuindo para um constante fazer coletivo, promovendo o auto-desenvolvimento pela busca de práticas produtivo-criativas que possibilitem desenvolver a consciência dos alunos, seus saberes, suas capacidades cognitivas, habilidades e atitudes para enfrentar problemas e necessidades, buscando novas soluções para as relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos professores aperfeiçoamento e constante atualização profissional, para que o ensino atenda aos interesses do aluno e às características particulares de cada um.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer aos professores de Educação Física um referencial teórico capaz de orientar uma prática docente comprometida com o processo de transformação social;
Reconhecer a totalidade do corpo, identificando suas partes, possibilidades de ação e toda sua relação com o espaço e o tempo.
Proporcionar a compreensão do movimento corporal humano como instrumento de ligação entre as experiências vividas e a relação destas com a produção do conhecimento e a construção do pensamento crítico.
REQUISITOS
- Providenciar recursos humanos habilitados à orientação dos professores;
- Levantar recursos financeiros e materiais;
- Selecionar espaço físico adequado à programação;
- Convocar os professores que serão envolvidos neste projeto.
META
Capacitar professores para trabalharem Educação física de maneira concreta e ativa.
ESPECIFICAÇÃO DA META
- Apresentar situações escolares que promovam o desenvolvimento integral do aluno;
- Organizar um programa de atividades adequado ao ritmo de aprendizagem da turma;
- Elaborar uma proposta curricular embasando-se na relevância social do conteúdo para a reflexão pedagógica escolar;
- Apresentar atividades que permitam observar, analisar e conceituar elementos que compõem a totalidade da conduta humana.
AVALIAÇÃO
Acompanhar o desenvolvimento profissional dos professores mediante observação e o preenchimento de fichas e relatórios, para corrigir os desvios que surgirem.
QUADRO DE ATIVIDADES
- Apresentação do Projeto Pedagógico da Educação Física de C.A. à 4ª série para as escola municipais.
- Seleção dos professores para o projeto, com carga horária de 22 horas.;
- Reunião com os professores escolhidos;
- Planejamento e organização da proposta curricular;
- Capacitação dos professores com carga horária de 20 horas no 1º semestre de 1994;
- Capacitação dos professores com carga horária de 60 horas no 2º semestre de 1994.
- Realização dos jogos escolares no 1º semestre;
- Capacitação dos professores com carga horária de 40 horas no 1º semestre de 1995;
- Organização de oficinas recreativas no 2º semestre de 1995
- Realização dos jogos escolares no 1º semestre de 1996;
- Capacitação dos professores com carga horária de 45 horas no 1º semestre de 1996;
- Capacitação dos professores com carga horária de 40 horas no 2º semestre de 1996;
- Organização da Ficha de Avaliação no 2º semestre;
- Organização de Eventos Culturais no 2º semestre de 1996;
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- LEI 5.692/ 71
- LEI 7.692/ 88
- Textos sobre Avaliação de Disciplina de Educação Física.
- Um estudo sobre a Educação Física no Ensino de 1º e 2º graus.
- Metodologia do ensino de Educação Física. (coletivo de autores: Carmem Lúcia Soares, Celi Nelza Zulke Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht).
- Brasil, Ministério da Educação e Cultura(1984). Sugestões para a política Nacional de Educação, Cultura, Desporto( Encontro Nacional de Dirigentes de Educação, Cultura e Desporto). Brasília: autor. Espírito Santo. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Departamento de Apoio técnico e Pedagógico. Proposta Curricular para o Ensino Fundamental- Educação Física.