Práxis Pedagógica no PIBID Educação Física: Considerações Iniciais da Relação Teoria e Prática
Por João Francisco Magno Ribas (Autor), Adriana Claudia Martins (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente estudo se interessa pela práxis pedagógica dos bolsistas ID que atuaram no subprojeto da Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do Centro de Educação Física e Desportos(CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) denominado Educação Física na Educação Básica-Anos Finais do Ensino Fundamental, programa que vem fazendo parte neste espaço de formação inicial de licenciados. A concepção de práxis pedagógica discutida neste texto tem como base teórica a pedagógica histórico-crítica proposto por Demerval Saviani, autor que constituiu uma teoria pedagógica com bases no materialismo histórico-dialético. O conceito de práxis pedagógica, que é cunhado a partir da práxis social desenvolvido por Sánchez Vásquez (2011), apresenta um grau de amplitude que não foi possível tratar aqui em toda a sua dimensão. Por isso, optou-se pelo foco em uma das características dessa práxis, no caso, a relação teoria e prática, categoria que permeia a discussão e que buscaremos articulá-la na apresentação dos resultados do estudo dos memorais dos bolsistas ID.