Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a relação entre Motivo de Realização, Metas de Realização e Estados de Ânimo Atuais de 13 atletas brasileiros sub-21 (M= 19,24; DP= 0,69) de voleibol durante uma competição. Os participantes responderam a três questionários, medindo os conceitos de interesse, uma hora antes do último treino pré-competitivo e antes de seis partidas. Os resultados revelaram um alto nível de Motivo de Realização, competência relacionada às exigências da tarefa e estados de ânimo ligados à esperança e ao interesse. Embora os fatores motivacionais não tenham apresentado diferenças estatisticamente significativas ao longo da competição, oito estados de ânimo apresentaram variações estatisticamente significativas. Este estudo contribui para a compreensão das relações entre motivação e estados subjetivos durante sessões de treino e partidas.

REFERÊNCIAS

Johnson WR. Um estudo de emoção revelado em dois tipos de competições esportivas atléticas. Res Q Am Assoc Health Phys Educ Recreat. 1949;20:72–79.

Bueno JLO, Souza VC. Estados de humor como determinantes motivacionais e emocionais do desempenho no futebol. In: Konter E, Beckmann J, Loughead TM (eds) Psicologia do futebol: da teoria à prática. Londres e Nova York: Routlegde; 2019. p. 9–22.

Martinent G, Gareau A, Lienhart N, et al. Perfis emocionais e seus antecedentes motivacionais entre atletas adolescentes em ambientes de treinamento intensivo. Psychol Sport Exerc. 2018;35:198–206.

Zhou Y, Zhou F. Mecanismo neural cognitivo da fonte de pressão da competição esportiva. Transl Neurosci. 2019;10:147–151.

Bueno JLO, Di Bonifácio MA. Alterações de estados de ânimo presentes em atletas de voleibol, avaliadas em fases do campeonato. Psicol Em Estudo. 2007;12:179–184.

Hagan JE, Pollmann D, Schack T. Respostas de ansiedade competitiva em eventos de atletas de elite e uso de habilidades psicológicas sob diferentes condições. Front Psychol. 2017;8:2280.

Picoli RM de M de. Alterações dos estados de ânimo presentes de jovens atletas de futebol em função do curso temporal durante um período competitivo [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2016.

Conde E, Filgueiras A, Angelo L, et al. Psicologia do esporte e do exercício: modelos teóricos, pesquisa e intervenção. São Paulo: Pasavento; 2019.

Córdoba EAP, Contreras OE. História da psicologia do esporte. Apunt Psicol. 2015;33:39–46.

Portela-Pino I, Gutierrez-Sánchez Á, Alonso-Fernández D, et al. Estudo comparativo sobre o humor pré-competição em estudantes universitários canadenses e espanhóis. Exercício esportivo J Hum. 2017;2(4):1328-1336.

Clancy RB, Herring MP, MacIntyre TE, et al. Uma revisão da pesquisa de motivação esportiva competitiva. Psychol Sport Exerc. 2016;27:232–242.

Murray HA. Explorações em personalidade. Nova York: Oxford University Press; 1938.

Cofer C. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.

Wigfield A, Eccles JS, Schiefele U, et al. Desenvolvimento da motivação para realização. Em: Handbook of Child Psychology. Hoboken, NJ, EUA: John Wiley & Sons, Inc;1998. p. 933–1002.

Gill DL. Dinâmica psicológica do esporte. Champaign, IL: Human Kinectics Inc.; 1986.

Conroy DE. Motivos de realização. Em: Elliot AJ, Dweck CS, Yeager DS (eds) Manual de competência e motivação: teoria e aplicação. Nova York (EUA): The Guilford Press; 2017. p. 25–42.

Van de Pol PKC, Kavussanu M, Ring C. Os efeitos do treinamento e da competição em metas de realização, respostas motivacionais e desempenho em uma tarefa de putting. J Sport Exerc Psychol. 2012;34:787–807.

Holden SL, Pugh SF, Schwarz NA. Motivação de realização de atletas universitários para participação esportiva. Int J Sports Sci. 2017;7:25–28.

Picoli RM de M de. Relações entre motivo de realização, meta de realização e estados de ânimo pré-competitivos de atletas brasileiros em função do gênero, tipo de modalidade esportiva e curso temporal [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2020.

Ray JJ. Uma medida rápida de motivação para realização - validada na Austrália e confiável na Grã-Bretanha e África do Sul. Aust Psychol. 1979;14:337–344.

Elliot AJ, Dweck CS. Manual de competência e motivação. Nova York: Guilford Publications; 2005.

Elliot AJ, Hulleman CS. Metas de realização. Em: Elliot AJ, Dweck CS, Yager DS (eds) Manual de competência e motivação: teoria e aplicação. Nova York: The Guilford Press; 2017. p. 43–60.

Elliot AJ. Uma história conceitual do constructo de meta de realização. Em: Manual de competência e motivação. Nova York: Guilford Publications; 2005. p. 52-72.

Murayama K, Elliot AJ. A relação competição–desempenho: Uma revisão meta-analítica e teste do modelo de processos opostos de competição e desempenho. Psychol Bull. 2012;138:1035–1070.

Mascret N, Elliot AJ, Cury F. Estendendo o modelo de meta de realização 3 × 2 para o domínio do esporte: O Questionário de Meta de Realização 3 × 2 para o Esporte. Psychol Sport Exerc. 2015;17:7–14.

Roberts GC, Nerstad CGL, Lemyre PN. Motivação no esporte e desempenho. Em: Oxford research encyclopedia of psychology. Londres: Oxford University Press; 2018.

Van Yperen NW, Renkema LJ. Desempenho excelente e o propósito de desempenho melhor que os outros: sobre a recursividade do processo de adoção de metas de realização. Eur J Soc Psychol. 2008;38:260–271.

Acessar