Resumo

A presente pesquisa, que se caracteriza como um estudo de caso de abordagem qualitativa e com metodologia mista, tem como objetivo investigar como as questões de gênero e sexualidade se manifestam e são tratadas (ou não) nas aulas do componente curricular Educação Física em turmas do 9º ano de uma escola municipal de Estância-SE. Para tal, foram realizadas observações das aulas, entrevista com o professor de Educação Física responsável pelas turmas participantes da pesquisa e aplicação de questionário com os(as) alunos(as). Os resultados apontam que, apesar de, no campo dos discursos, os rótulos e estereótipos de gênero e sexualidade associados às práticas corporais estejam sendo desconstruídos ou pouco reproduzidos, nas práticas cotidianas eles ainda se fazem presentes. Tal constatação demonstra a necessidade de uma constante intervenção pedagógica e debates sobre essas temáticas na Educação Física escolar. No entanto, o que ainda predomina é o silenciamento e o “faz de conta que não vi” frente a situações que tensionem tais categorias.

Referências

ANJOS, Luiza Aguiar dos; GOELLNER, Silvana Vilodre. Esporte e transgeneridade: Corpos, gêneros e sexualidades plurais. In: DORNELLES, Priscila Gomes; WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (Orgs.). Educação física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí, RS: Unijuí, 2017.

BERNARDI, Guilherme Bardemaker; FAZENDA JUNIOR, Carlos Alberto Perdomo. Crítica ao “Escola Sem Partido”: um olhar pela perspectiva crítico-superadora da educação física. Movimento, v. 24, n. 3, p. 1-12, 2018.

BRASIL. Constituição Federativa da República do Brasil, de 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm#art206v>. Acesso em: 12 fev. 2024.

BRASIL. Lei Federal Nº. 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm#:~:text=Disposi%C3%A7%C3%B5es%20Gerais-,Art.,pessoas%20dependentes%20de%20subst%C3%A2ncias%20entorpecentes.&text=Art.,-20>. Acesso em: 13 fev. 2024.

CARVALHO. Patrícia da Consolação Barros de. Gênero e mídia: como o futebol feminino se tornou um acontecimento noticiável. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, 2023.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

FERREIRA, Mariane et al. Introdução e condução dos métodos mistos de pesquisa em educação física. Pensar a prática, v. 23, p. 1-20, 2020.

GARCIA, Rafael Marques; BRITO, Leandro Teofilo. Performatizações queer na educação física escolar. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1321-1334, 2018.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A contribuição dos estudos de gênero e feministas para o campo acadêmico-profissional da educação física. In: DORNELLES, Priscila Gomes; WENWTZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (Orgs.). Educação física e gênero: desafios educacionais. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 71-83, 2010.

KLEINUBING, Neusa Dendena; SARAIVA, Maria do Carmo; FRANCISCHI, Vanessa Gertrudes. A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de Gênero e movimento. Revista de educação física, v. 24, n. 1, p. 71-82, 2013.

LIMA, Eliaquim de Sousa; PESSOA, Kaline Lígia Estevam de carvalho; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Dentro e fora da fronteira: corpos que subvertem a norma hegemônica de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-18, 2022.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

MARTINS, José Geovânio Buenos Aires et al. Sexualidades e bullying homofóbico na escola. Intersaberes, v. 14, n. 32, p. 445-472, 2019.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social. teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

NICOLINO, Aline Silva; PARAÍSO, Marlucy Alves. Escolarização da sexualidade: o silêncio como prática pedagógica da educação física. Movimento, v. 24, n. 1, p. 93-106, 2018.

NUNES, Hudson Fabricius Peres et al. Educação física, futebol e gênero: uma proposta de ensino a partir das relações de poder. Pensar a prática, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 1-15, 2014.

OLIVEIRA, Flávia Fernandes de; VOTRE, Sebastião Josué. Bullying nas aulas de educação física. Movimento, v. 12, n. 2, p. 173-197, 2006.

OLIVEIRA, Francisco de Assis Furtado de; SCHELLIN, Fabiane de oliveira; RIGO, Luiz Carlos. Meninas na educação física: porque elas não jogam? Educación física y deporte, ano 16, n. 160, 2011.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de. O futebol nas aulas de educação física: entre “dribles”, preconceitos e desigualdades. Motriz, v. 12 n. 3, p. 301-306, 2006.

PERES, William Siqueira. Cenas de exclusões anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009.

PERUCCHI, Juliana; CORRÊA, Carla Gomes. Uma análise psicossocial de experiências de violência homofóbica vividas por jovens LGBT no período escolar. Nova perspectiva sistêmica, v. 22, n. 46, P. 81-99, 2013.

POLONI, Luiz Henrique; FURLAN, Cássia Cristina. Educação física escolar e as questões de gênero: a prática pedagógica em foco. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-22, 2022.

PRADO, Vagner Matias; RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Gêneros, sexualidades e educação física escolar: um início de conversa. Motriz, v. 16, n. 2, p. 402-413, 2010.

PRADO, Vagner Matias. Fica no gol para pegar as bolas: Educação Física escolar e o dispositivo da (homo)sexualidade. In: DORNELLES, Priscila Gomes; WENWTZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (Orgs.). Educação física e gênero: desafios educacionais. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.

SANTOS, Dominique Stefany Gomes dos; SILVEIRA, Viviane Teixeira. Bullying homofóbico: à ótica das práticas pedagógicas na educação física escolar. Cadernos de gênero e diversidade, v. 7, n. 2, p. 6-25, 2021.

SANTOS, Heliany Pereira dos et al. As relações de gênero e o futebol nas aulas de educação física em Catalão-Go. Poiésis pedagógica, v. 6, n. 1, p. 51-72, 2008.

SARAIVA, Maria do Carmo. Co-educação física e esportes: quando a diferença é mito. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.

SCHONARDIE, Marina Gomes et al. “Não torço pra nenhum time, não sei as regras e se me convidam pra jogar eu não jogo”: a relação das meninas menos habilidosas com o conteúdo futebol/futsal nas aulas de educação física. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-17, 2023.

SILVA, Elder Luan dos Santos. Pânico moral e as questões de gênero e sexualidade na BNCC. Revista história, histórias, v. 8 n. 16, p. 138-162, 2020.

TEIXEIRA, Fabiano Augusto. Educação física escolar: reflexões sobre as aulas de exclusão. Motrivivência, ano XXI, n. 32-33, p. 336-343, 2009.

WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes. Caminhos teóricos e políticos do trato com a sexualidade na educação física: uma análise Inicial das produções na área (2001-2015). In: DORNELLES, Priscila Gomes; WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (Orgs.). Educação física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí, RS: Unijuí, 2017.

Acessar