Resumo

O Futsal é uma modalidade esportiva muito praticada no mundo todo, em diferentes esferas, idades e naipes, sendo praticado em escolas, escolinhas, categorias de base e em equipes de rendimento. O objetivo deste estudo foi verificar a precisão na finalização de bola parada no futsal, e a dominância lateral, fazendo uma comparação entre alunos de categorias de base Vs. escolares, com crianças inclusas na categoria sub-09 e sub-11. Foram analisadas 86 crianças, divididas em duas categorias, participantes das aulas de educação física e alunos que praticam futsal em escolinhas da modalidade. Cada participante efetuou quatro chutes com o membro dominante, e quatro chutes com o membro não dominante na marcação do tiro de 10m do futsal, com intervalo de 30 segundos para cada chute. A precisão do chute, foi verificada através da porcentagem do local por onde a bola tocou após o chute com o membro inferior dominante e não-dominante, depois de cada chute, sendo anotado o local de acerto da bola, em uma tabela scout individualizada. Em todas as categorias, o membro dominante obteve mais precisão na finalização do que o membro não dominante, independente de escola ou escolinha, por outro lado, a precisão maior foi dos alunos da escolinha em detrimento aos alunos que apenas praticam a atividade em ambiente escolar, deixando claro que o maior número de estímulos eleva a precisão e o desenvolvimento do praticante.

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