Resumo

Este estudo buscou analisar a presença de preconceito de gênero no ambiente das artes marciais e lutas esportivas, destacando as experiências de mulheres praticantes e suas trajetórias. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas com cinco mulheres de diferentes modalidades. As entrevistas foram transcritas e analisadas com base na metodologia de história de vida oral, visando compreender as vivências das entrevistadas e as implicações sociais e culturais de sua prática esportiva. Os resultados indicaram que as mulheres enfrentam desafios significativos relacionados ao preconceito de gênero, tanto no ambiente de treinamento quanto na percepção pública. Ou seja, práticas culturais e sociais perpetuam a desigualdade de gênero, afetando o reconhecimento e o apoio às mulheres no esporte. O estudo conclui que, embora haja avanços na participação feminina nas lutas, persistem barreiras que limitam a igualdade de gênero. A superação desses desafios requer um esforço coletivo para mudar percepções culturais e promover ambientes esportivos inclusivos e equitativos.

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de janeiro: FGV, 2005.

ALTMANN, Helena. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na educação física. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo horizonte, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

CAZETTO. Fabiano Filier A influência do esporte espetáculo sobre o modelo de competição dos mais jovens no judô. 2009. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

DEVIDE, Fabiano Pries. Gênero e mulheres no esporte: história das mulheres nos jogos olímpicos modernos. Ijuí: Unijuí, 2005.

FETT, Carlos Alexandre; FETT, Waléria Christiane Rezende. Filosofia, ciência e formação do profissional de artes marciais. Motriz. Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 173-184, jan./mar. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/download/2145/2229/11033. Acesso em: 10 jul. 2024.

FRANCHINI, Emerson. Preparação Física para Atletas de Judô. São Paulo: Phorte Editora, 2008.

GOELLNER, Silvana Vilodre A educação física e a construção do corpo da mulher: imagem de feminilidade. Revista Motrivivência, Florianópolis: UFSC, v. 12, n. 16, p. 35-52, mar. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4966. Acesso em: 10 jul. 2024.

GOMES, Fabio. Psicologias dos esportes de combate e artes marciais. In: RUBIO, Katia. (Org.). Psicologia do esporte aplicada. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

LANÇANOVA, Jader. Lutas na educação física escolar: alternativas pedagógicas. 2006. 70 f. Monografia (licenciatura em educação física) – Universidade da Região da Campanha, Alegrete, 2006.

LIMA, Marcos Eugênio Oliveira; VALA, Jorge. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de psicologia, v. 3, p. 401-411, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/k7hJXVj7sSqf4sPRpPv7QDy/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2024.

MEIHY, Jose Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabiola História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MEIHY, Jose Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 1996.

MOURA, Paulo; MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. Desafio de Mulheres Praticantes de Lutas e de Artes Marciais. In: MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. Lutas/Artes Marciais/Esportes de Combate em Educação Física, Curitiba: Appris, 2021.

RUFINO, Luis Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 283-300, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/WCKk4pM4SxXcQVs3BVSYpJH/?format=pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 10 jul. 2024.

SILVA, Carlos Aldemir Faria da. Um olhar para dentro de si: reflexões sobre os preconceitos que nos habitam. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos (Org.). Educação para a diversidade: olhares sobre a educação para as relações étnico-raciais. Belo Horizonte: Mazza, 2010. p. 113-128.

SOUSA, Eustáquia Salvadora; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes, v. 19, n. 48, ago. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WmskFBM75bMM855MZYhYvgb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2024.

TRUSZ, Rodrigo Augusto; NUNES, Alexandre Velly. A evolução dos esportes de combate no currículo do curso de Educação Física da UFRGS. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 179-204, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/movimento/article/view/2932. Acesso em: 10 jul. 2024.

Acessar