Preconceitos no Esporte Escolar: Um Contexto de Discursos Heteronormativos e Homossexualidade
Por Jarlson Carneiro Amorim da Silva (Autor), Iraquitan de Oliveira Caminha (Autor).
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar como a hegemonia dos dispositivos heteronormativos e preconceitos no espaço escolar interferem na vida de atletas escolares que se definem como homossexuais. Para tanto, foi realizada uma apreciação da literatura acerca da temática investigada, bem como uma série de entrevistas com os sujeitos da pesquisa por meio de um roteiro semiestruturado. Foram estabelecidas interlocuções com os 43 atletas de um time masculino de voleibol amador chamado de Star Play, que se autoidentificam como gays, na cidade de João Pessoa-Paraíba. Percebemos o quanto a impregnação dos referenciais de preconceito à prática homossexual ainda estão presentes em diferentes contextos sociais, em especial no contexto escolar. Assim, faz-se necessário refletirmos sobre as práticas e posturas em relação aos referenciais de gênero que estão sendo desenvolvidas nas escolas, a fim de não fortalecermos o preconceito ao longo do processo de escolarização do indivíduo.