Resumo

O bom rendimento de equipes e jogadores no futebol é dependente de várias áreas de conhecimento tais como o treinamento desportivo, a preparação física, a nutrição, a psicologia e a análise de desempenho. A partir dessa premissa, vários estudos ligados ao desempenho  de  equipes  de  futebol  vêm  surgindo  com  a  finalidade  de  se  descobrir tendências  e  padrões  de  várias  ações  ocorridas  no  jogo  de  futebol,  assim  como possibilidade de predição de rendimento.

Objetivo: Este estudo visou compreender fatores que podem influenciar a predição de vitória no Campeonato Brasileiro de futebol de 2012 (Série A).

Metodologia: Usou-se a regressão logística em 380 jogos devidamente separados com ocorrência de vitória utilizando-se para predição as variáveis ranking de clubes CBF do ano de 2012(diferença de pontos), dimensão de gramado(maior, menor e igual), intervalo de recuperação (dias;um jogo para outro).

Resultados: Foi obtido um valor de 60,3% de acerto dos resultados, sendo significativa na predição a variável ranking de clubes, diferença de recuperação e dimensão de gramados (campo mandante maior que visitante). Apesar disso, a classificação do poder de predição (effect size) foi baixa (Cox & Snell R Square 0.073).

Conclusão: O ranking de clubes pode ser um bom parâmetro para comissões técnicas analisarem a real força de uma equipe sobre a outra, considerando que as outras variáveis utilizadas no presente estudo sofre forte influência por contextos momentâneos e pouco planejamento com referencia ao local de jogo (mudanças repentinas do mandante por questões econômicas ou punitivas) e incertezas a qualidade do processo recuperativo.

Acessar