Prefácio da 2ª Edição (1920)

Parte de Da Educação Física . páginas 26

Resumo

Quem via os indivíduos débeis e franzinos, que ocupavam o campo Grant — a sede desse regimento do Coronel Charles Howland, — re-crutado de moços anêmicos, fracos de constituição, e desfavorecidos pelo meio anti-higiênico, dificilmente, refere Abbot, os reconheceria no pugilo de gente sã e robusta, em que a educação física em pouco tempo os transformava. O fim, que se propunha êste laboratório da saúde, tão justamente chamado "crisol", porque se temperava nele o caráter do indivíduo e nele se acerava a resistência, como o aço no cadinho, era formar bons soldados com maus elementos, fundir fatô-res heterogêneos numa unidade harmônica de saúde e energia, "diri-gir o inventário das fôrças de cada um e de suas taras, de maneira a utilizar a totalidade daquelas e a neutralizar, na medida do possível, o efeito destas", e despertar, enfim, .e desenvolver neles o "sentido da saúde", pela interpretação de um sistema de vida sã e disciplinada, em pleno ar, nos campos de manobra.

No rumor da vida pletórica, sob a influência de uma civilização re-quintada, que criou novos hábitos e necessidades novas, e em que se tem o vício por hábito elegante e o desregramento de costumes por uma conquista legítima da riqueza, — o que se torna necessário, antes de tudo, é desenvolver, da criança ao adulto, um sexto sentido, o sentido da saúde, por meio da educação da vontade, pelo sistema de uma vida integralmente higiênica, pelo amor à água, pelo hábito do exercício.

A transformação operada neste regimento bizarro é uma das provas mais eloqüentes e irrefutáveis de que "a educação física se dirige a todos, e aos fracos sobretudo", e de que o preparo físico — pelo estí-mulo enérgico, que provocam os exercícios no funcionamento fisioló-gico de todos os órgãos, inclusive do cérebro, que largamente benefi-ciam, estimulando intensamente seu desenvolvimento e sua nutrição — é um grande fator social e educativo, maravilhoso instrumento de recuperação física e transformação estética do indivíduo e uma das fôrças mais eficazes do desenvolvimento da mentalidade, da formação do caráter e da vontade, sôbre os quais exerce poderosa e incontestável influência.

Arquivo