Preferência Percebida Por Estilos de Aprendizagem em Situações da Vida Diária e Esportiva de Atletas e Não Atletas
Por Rodrigo Luiz Vancini (Autor), Stéphanie Silveira D Roosevelt (Autor), Karine Jacon Sarro (Autor), Marília dos Santos Andrade (Autor), Rafael Júlio de F G Fachina (Autor), Claudio Andre Barbosa de Lira (Autor).
Resumo
A comunicação entre treinador e atleta pode facilitar a aprendizagem e consequentemente aperfeiçoar o desempenho em treinamentos/competições. Sendo assim, talvez seja rele-vante que o treinador tenha o conhecimento das preferências de aprendizagem de seus atletas. Dessa forma, o objetivo foi investigar a preferência percebida de estilos de apren-dizagem de atletas e não atletas. Para isso foi utilizado o questionário Visual, Aural, Read/Write e Kinesthetic (VARK) para situações de vida diária e esportiva. Foram avaliados 57 atletas de handebol (14.5 ± 1.5 anos) e 30 sujeitos não atletas (15.3 ± 1.1 anos). Ambos os grupos apresentaram preferência de aprendizagem auditiva para as situações de vida diária (52.6% dos atletas e 33.3% do grupo não atleta) e esportivas (36.8% dos atletas e 40% do grupo não atleta); e cinestésica nas situações de vida diária (15.8% dos atletas e 26.6% do grupo não atleta) e esportiva (28.0% dos atletas e 33.3% do grupo não atleta). Os achados mostram que a preferência percebida dos estilos de aprendizagem, de atletas e não atletas foram as formas auditiva e cinestésica (para as situações da vida diária e esportivas). A prática sistemática de esporte parece não impactar a preferência e perfil do estilo de aprendizagem para aqueles treinam e competem no esporte de alto nível.