Preferências Instrucionais em Natação Por Crianças com Deficiência Visual e Cegueira
Por Fabiana Freitas Cieslak (Autor), Lauren J. Lieberman (Autor), Pamela S. Haibach (Autor), Cathy Houston-wilson (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 16, n 1, 2015.
Resumo
no desenvolvimento de habilidades motoras, crianças com deficiência visual (CDV) estão aquém de crianças com visão. A
natação é um esporte que muitas CDV apreciam e têm sucesso, porém, é particularmente difícil de se ensinar a esse grupo. O objetivo desse estudo foi determinar qual estratégia de ensino as CDV preferem durante as aulas de natação. Treze CDV e quatorze treinadores participaram de entrevistas em grupos focais sobre suas preferências depois de uma semana de aulas de natação. Uma abordagem temática foi utilizada para assegurar que a análise fosse conduzida de uma maneira teórica e metodológica. Dois temas principais foram identificados
em cada categoria: assistência física, modelagem tátil e estratégias de ensino. A primeira estratégia de ensino, assistência física, incluiu os temas processo de aprendizado mais rápido e movimento passivo. A segunda estratégia, modelagem tátil, teve como temas as barreiras e melhor instrução. Estratégias de ensino originaram os temas depende da situação e comentários da criança. As estratégias de ensino
utilizadas durante a natação variam de acordo com a tarefa ensinada, a experiência prévia da criança, o tamanho e experiência do treinador e as preferências do aluno. Professores e treinadores deveriam discutir sobre as tarefas que serão realizadas e as preferências instrucionais dos alunos antes das aulas. Eles também deveriam levar em consideração as variáveis experiência prévia da criança, tarefa a ser executada
e tamanho e experiência do treinador.