Resumo

Este texto objetiva ser um registro do trabalho do Professor Emérito Dr. Joel Martins (PUCSP e UNICAMP), revisitado como uma trajetória metodológica de pesquisa de natureza hermenêutico-fenomenológica que, ao ser documentada, considerou suas obras em diferentes instâncias acadêmicas e administrativas institucionais, em pesquisas e em menções documentadas de seu mundo-vida. Considera basicamente o relato de uma de suas alunas onde se destacam o seu cotidiano docente – suas memórias, seu modo de ser e ver o mundo e de nele atuar– e a fenomenologia de Merleau-Ponty, que ao ser trabalhada pelo educador ganhava sentido, forma, cor e vida. Em síntese, uma trajetória que, ao ser conhecida e interpretada, se mostrou como o prenúncio de um trabalho epistemológico, um fazer prático-poíetico– em construção – onde o homem é visto como um ser que está aomundo com o outro, numa dialética sem síntese, sempre inacabada; que édotado de um corpo próprio, um corpo encarnado habitando a carne do mundo, de forma a desenvolver uma postura existencial (vertical) e apreender novas configurações, estruturações nascentes que podem dar sentido a essa existência. Assim Joel Martins, nesta construção, se mostra encarnando o prenúncio de uma epistemologia merleaupontyana.

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