Preocupações de Professores de Educação Física Conforme os Ciclos de Desenvolvimento Profissional e Características Sociodemográficas
Por Suelen Vicente Vieira (Autor), Lucas Jacob Beuttemmuller (Autor), Jorge Both (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente.