Preocupações Pedagógicas e Competência Profissional de Estudantes de Educação Física em Situação de Estágio
Por Vandressa Teixeira Ribeiro (Autor), Alexandra Folle (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Patrik Felipe Nazario (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 26, n 1, 2015. Da página 59 a 68
Resumo
O estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se que no geral que estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre o estágio supervisionado I e II.