Resumo

Inúmeros estudos indicam que bailarinos adultos experimentam melhora das capacidades biomotoras e da técnica clássica quando sujeitos a protocolos de preparação física específicos complementares às aulas e ensaios. Para crianças, ainda existe uma lacuna na literatura quanto a este assunto. Dentre as diversas metodologias de ensino, a Royal Academy of Dance (RAD) considera o desenvolvimento do bailarino desde a tenra idade e sugere que os níveis Grade 1 e 2 (G1 e G2), são destinados a crianças a partir de 7 anos. Desde modo, como os professores, que conhecem os alunos e sabem das dificuldades, se sentem em relação a preparação física para crianças participantes destes níveis? Objetivo: Verificar a percepção de professores ballet sobre a preparação física específica para bailarinos de sete a 10 anos. Método: Participaram da pesquisa professores registrados da RAD, que moram no Estado de São Paulo e que tiveram experiência em lecionar os níveis G1 ou G2. Os contatos (redes sociais ou telefone) foram adquiridos no site oficial da RAD. 81 convites foram enviados e 17 respostas foram consideradas para a análise, devido aos critérios de exclusão. A pesquisa foi aprovada com o CAAE: 77984024.4.0000.5404. Por meio de questionário online enviado aos professores com a seguinte pergunta: “Dada sua experiência no ensino de bailarinos para exames da RAD, você considera que uma preparação física específica para bailarinos nesta faixa etária é importante para o seu sucesso no exame e na sua carreira para o ballet? Justifique”. As respostas foram analisadas de maneira descritiva. Resultados: Uma única professora negou que a preparação física deva fazer parte do desenvolvimento do bailarino infantil. Cinco participantes acataram que o treinamento físico é imprescindível para complementar o treino técnico da aula de ballet, para melhorar as habilidades básicas e dar consciência corporal para as crianças. As 11 professoras restantes ressaltaram a importância do condicionamento físico, porém com algumas ressalvas: i) a preocupação em ser um treinamento adequado à faixa etária; ii) os exercícios serem lúdicos, incluindo jogos e brincadeiras; iii) a sobrecarga ser adequada ao período de crescimento dos bailarinos e, por fim, iv) inserir os exercícios na rotina da criança, já que há uma dificuldade em manter uma frequência semanal de aulas. Conclusões: A partir dos resultados obtidos conclui-se que a maioria dos professores participantes entendem a importância da preparação física específica para bailarinos, destacadamente desenvolvida com exercícios lúdicos e adequados à faixa etária, pois justificam que somente as aulas de ballet são insuficientes, sendo que elas dão o suporte técnico, não físico. Portanto, ficam questionamentos para estudos futuros: Como seria uma periodização de um programa de condicionamento físico complementar para bailarinos? Quais são as habilidades e capacidades os professores e a literatura consideram necessárias em um programa como esse nesta faixa etária?

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