Resumo

O respectivo trabalho consiste no desenvolvimento de uma pesquisa requisito da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física I da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, que culminou em um portfólio final unificando todas as temáticas estudadas nessa disciplina.
A investigação proposta pela disciplina parte da observação/análise da organização do trabalho pedagógico da escola campo, pois os referenciais que baseiam esta disciplina consistem em autores como Luiz Carlos de Freitas, Saviani, Coletivo de autores e entre outros, os quais possuem uma concepção crítica sobre educação e escola. Diante disto, para entender a aula de Educação Física e o papel do professor devemos conhecer a organização da escola, pois estes não se desassociam como afirma Freitas (2003, p.58):
A reflexão sobre a didática não pode ser desenvolvida sem que ela seja contextualizada dentro da organização do trabalho pedagógico da escola [...] não é apenas a didática que deve estar sob análise, mas sim a escola, sua organização e seus métodos, já que todos esses níveis são históricos[...] 
Sendo assim, a pesquisa foi realizada na Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito (EMASB) em Goiânia em que é utilizada a proposta dos ciclos de formação e desenvolvimento humano que foram elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) em um processo de reconstrução da proposta curricular até então estabelecida, em um contexto de redemocratização política.
Mas a partir de nossas análises encontramos um fator contraditório entre as propostas de educação da SME, o Projeto Político Pedagógico da Escola e a realidade escolar, pois percebemos um movimento de supervalorização da preparação de alunos do Ciclo III para provas seletivas do ensino médio para o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG), modificando sua estrutura para atender a essa demanda.

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