Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal, a análise dos currículos das 33 (trinta e três) escolas de Educação Física do Estado de São Paulo e sua relação com a Educação Física na pré-escola e quatro primeiras séries do ensino de 1o. grau.O estudo se restringiu à análise da grade de disciplinas que compõem a estrutura curricular. Portanto, não foi preocupação deste estudo a análise do conteúdo programático das disciplinas, tampouco a caracterização do perfil do docente responsável pelo seu desenvolvimento.As disciplinas foram classificadas em três grupos: de orientação acadêmica, pedagógica e para atividades. As disciplinas de orientação acadêmica foram ainda classificadas em quatro grupos: aqueles que tratam de aspectos biológicos, neuro-comportamentais, sócio-culturais e outros.Os resultados mostraram que as disciplinas de orientação acadêmica corresponderam a 31,79% da carga horária total, na qual observou-se uma ênfase às disciplinas que tratam de aspectos biológicos (65,28%) em relação aos aspectos neuro-comportamentais (13,76%) e sócio-culturais (9,10%). As disciplinas de orientação pedagógica corresponderam a 16,57% e as disciplinas de orientação para atividades 51,64% do total da carga horária. Estes resultados evidenciaram a ênfase dada às disciplinas de orientação para atividades, sendo que 63,36% delas de característica esportiva. Considerando que estudos em desenvolvimento motor humano sugerem a aquisição de habilidades específicas esportivas a partir dos 10 a 12 anos de idade, pode-se concluir que o conteúdo destas disciplinas tem pouca relação com a Educação Física na pré-escola e nas quatro primeiras séries do ensino de 1o. grau.Os resultados evidenciaram também que nas disciplinas de orientação acadêmica, existe uma grande ênfase aos aspectos biológicos, o que reflete uma tendência histórica da Educação Física. Entretanto, acredita-se que um equilíbrio na abordagem dos aspectos biológicos, neuro-comportamentais e sócio-culturais seja indispensável para se ter uma compreensão mais global da criança, do ser humano.Importante ressaltar também que embora todos os cursos de Educação Física sejam de Licenciatura, os resultados deste estudo mostraram que as disciplinas de orientação pedagógica são as menos oferecidas, o que evidencia uma incoerência na preparação profissional do professor de Educação Física.Com o objetivo de obter maiores informações sobre a preparação profissional específica para atuar na pré-escola e quatro primeiras séries do ensino de 1o grau, 320 (trezentos e vinte) alunos do último ano do curso de graduação, responderam a um questionário. Os resultados indicaram que embora já exista uma ênfase às disciplinas de orientação para atividades na estrutura curricular, das cinco disciplinas sugeridas como as mais importantes para esta formação profissional específica, 3 (três) delas foram de orientação para atividades. Entretanto das 34 (trinta e quatro) disciplinas listadas como sendo relacionadas à atuação do professor nesta faixa escolar, 41,18% estavam relacionadas com orientação acadêmica, 14,70% com a orientação pedagógica e 44,12% com a orientação para atividades, sendo que nas disciplinas de orientação acadêmica prevaleceram os aspectos biológicos com 57,14%.Além destes resultados, considerando que 74,06% dos alunos consideraram o currículo atual de bom para razoável, pode-se concluir que os alunos têm uma certa ambigüidade no que se refere aos conhecimentos e procedimentos necessários para atuar no segmento escolar em estudo. Isto pode ser reflexo da indefinição de identidade própria existente na área de Educação Física.As discussões em torno da caracterização da Educação Física enquanto disciplina acadêmica e ou profissão que se iniciam em nosso meio poderão eliminar as ambigüidades existentes, proporcionando, como conseqüência, diretrizes não apenas para a preparação profissional, mas também para a pesquisa.Foi neste sentido que incluiu-se, neste estudo, a título de sugestão e recomendação, conhecimentos sobre o desenvolvimento filogenético e ontogenético do movimento humano, conhecimentos estes que se constituem numa dimensão esquecida na preparação profissional em Educação Física e são fundamentais para a caracterização da área.

Acessar