Resumo

O ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos do futebol em idade precoce é um elemento fundamental, pois permite ilustrar o processo de formação do atleta, bem como o domínio das ações individuais e coletivas do jogador. O presente estudo declarou como objetivo geral desenhar um programa de preparação técnica como aspecto fundamental para a melhoria do desempenho competitivo dos jogadores de futebol da categoria sub-12 da Escola de Futebol Emelec. A metodologia aplicada na investigação assenta numa abordagem quantitativa, de âmbito correlacional e o delineamento é transversal não experimental. As técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação científica para avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos elementos técnicos do futebol, bem como uma entrevista com um gerente do "Club Sport Emelec" na cidade de Guayaquil. Dentro dos resultados obtidos foi possível identificar dificuldades na execução dos fundamentos técnicos nos jogadores de futebol da categoria sub-12; por outro lado, nas visitas às sessões de treino, foram evidenciadas limitações dos treinadores no planejamento, organização, execução e controlo do processo de preparação técnica. Verificou-se que a variável preparação técnica tem relação significativa com o desempenho competitivo, obtendo um valor de sig. (0,001) < 0,01 e um Rho (0,897), o que reflete uma alta correlação positiva. Concluiu-se que é necessário implementar o sistema de exercícios especializados no processo de treinamento esportivo para o aprimoramento dos fundamentos técnicos do futebol e a melhoria do desempenho competitivo.

Acessar