Resumo


A prescrição do Exercício Físico vem sendo utilizada de várias formas em tempos de pandemia, vamos fazer algumas reflexões ao longo desse texto buscando entender criticamente essas necessidades. Faz-se necessário compreender que a atividade física é conceituada como qualquer movimento corporal produzida pelos músculos esqueléticos que resulta no gasto energético maior que os níveis de repouso, e o exercício físico é entendido como toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. Dessa forma entende-se que essa prescrição deve ser realizada por um profissional de Educação Física qualificado com conhecimento em avaliar, prescrever, orientar, supervisionar e reavaliar programas de exercícios para a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico de forma individualizada.

Referências

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. 10th ed. Philadelphia, PA: Wolters Kluwer; 2018.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J.E.R.P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.

UCHIDA, M.C. et al. Manual de musculação: uma abordagem teórico-prática do treinamento de força. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2004.

WORLD HEALTH ORGANIZAION. Global recommendations on physical activity for health. Geneva, 2010

Acessar