Prescrições didático-pedagógicas para a educação física na imprensa periódica de ensino e técnicas (1932-1960)
Por Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho (Autor), Juliana Martins Cassani (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor), Vagner dos Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar os artigos publicados pelo periódico de educação e técnicas (1932-1960), cuja finalidade era prescrever o ensino da Educação Física. Tem como fonte a Revista de Educação Física e a Revista Educação Physica, e utiliza, como pressupostos teóricos e metodológicos, estudos sobre análise de impressos. Os resultados indicam que, dentro das fontes, havia formas semelhantes de prescrição do ensino de Educação Física. Na medida em que está inserido e consolidado nos currículos escolares, também foram elaboradas formas de significa-lo, tendo o papel docente como lugar central para fortalecer o seu projeto de escolarização. A publicação de prescrições didático-pedagógicas evidenciou as contribuições de diferentes grupos de escritores e instituições para sistematizar uma nova disciplina centrada na natureza e na especificidade de seus conhecimentos, oferecendo os subsídios necessários para sua permanência na escola. Esses impressos consistiam em dispositivos de uso didático-pedagógico, colaborando com a formação dos professores que atuariam com o ensino da Educação Física na escola.