Resumo
Presença da disciplina de Fisiologia do Exercício nos cursos brasileiros de graduação da área da saúde. 2016. 60 p. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-graduação em Ciências aplicada à Saúde da Universidade Federal de Goiás. Cada vez mais os profissionais da área da saúde, têm aconselhado seus pacientes em relação à prática de exercícios. Para tanto, é desejável que estes profissionais tenham conhecimentos básicos sobre Fisiologia do Exercício e sobre as diretrizes e recomendações atuais para a manutenção da saúde, por meio de programas de exercícios físicos. O Exercício físico pode ser entendido como uma interação não medicamentosa altamente eficaz no combate e prevenção aos mais variados tipos enfermidades de característica crônica. Os profissionais da saúde serão melhor preparados para combater o sedentarismo e entender a relação ideal de dose-resposta do exercício físico, na medida em que forem formalmente expostos aos conteúdos relacionados à Ciência do Exercício, durante a sua graduação. Objetivo: Verificar a presença da disciplina de Fisiologia do Exercício nas estruturas curriculares de sete cursos brasileiros da área da saúde; Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia. Método: O estudo foi dividido em três etapas, sendo que na primeira etapa foi feito um levantamento do número total de cada um dos sete cursos da área da saúde no Brasil (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia), onde foram encontrados um total de 4.940 cursos distribuídos em sete áreas. Na segunda etapa foi realizado o sorteio de 10% do total dos cursos encontrados (494 cursos) para posterior análise de suas estruturas curriculares. Na terceira etapa foi realizada a análise das estruturas curriculares dos cursos sorteados. Resultados: A disciplina de Fisiologia do Exercício não foi encontrada em 65,95% das estruturas curriculares investigadas. Conclusão: Não encontramos a disciplina de Fisiologia do Exercício na maioria das estruturas curriculares dos cursos analisados. Isto pode ser potencialmente grave, pois os benefícios do exercício físico regular somente serão atingidos se estes forem corretamente prescritos e/ou supervisionados.