Resumo

INTRODUÇÃO: A expansão do ensino superior no país na última década foi especialmente ancorada em políticas de incentivo à modalidade à distância e com forte presença de grandes grupos educacionais, o que inclui também nesse contexto os cursos de Educação Física e todas as suas especificidades.
OBJETIVO: Analisar como a formação em Educação Física na região do Vale do Ivaí, PR, vem sendo concebida em termos estruturais de oferta educacional.
MÉTODOS: Pesquisa de natureza documental, com levantamento de informações oficiais junto ao Ministério da Educação e nas próprias instituições sobre a oferta da formação superior da área na região analisada.
RESULTADOS: Os resultados indicaram que a natureza da formação em Educação Física na região do Vale do Ivaí acontece predominantemente a partir da modalidade à distância, ofertada por instituições privadas, sem infraestrutura para encontros presenciais, e cujos cursos possuem conceitos insatisfatórios nas avaliações do ENADE.
CONCLUSÃO: A mudança do perfil de ingresso no ensino superior a partir da sua expansão com foco em políticas de incentivo à modalidade à distância deve ser acompanhada pelos órgãos de controle não apenas a partir do princípio da democratização do acesso, mas também pelo princípio da oferta de qualidade.

Acessar