Resumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre alguns pressupostos teóricos a fim de possibilitar a tematização do futebol brasileiro enquanto um dos conteúdos pedagógicos da Educação Física Escolar. Para tanto, divido este trabalho em quatro capítulos. No primeiro, busco um entendimento para o conceito de cultura recorrendo a uma análise histórica do mesmo ao longo do processo civilizatório chegando, por fim, aos conceitos de cultura enquanto hegemonia propostos por Gramsci, além de também destacar a polêmica que se estabelece entre cultura de massa e cultura popular. Sob esta mesma forma de análise conceituo, no segundo capítulo, a Educação e a Escola modernas, apontando ao final deste capítulo, para a perspectiva de uma escola pública, popular e democrática. No capítulo terceiro, na busca de possibilidades para a elaboração de um projeto de escola que seja pública, popular e democrática, reviso alguns conceitos da Teoria Educacional de Paulo Freire. E, finalmente, no último capítulo faço uma abordagem histórica do esporte e do futebol nas sociedades modernas, para então resgatar a história sócio-cultural do futebol brasileiro bem como seu significado no "mundo da vida" dos brasileiros. Por fim, indico algumas possibilidades de apropriá-lo de forma emancipatóra na Educação Física Escolar, enquanto elemento da cultura nacional popular brasileira de movimento.