Resumo

O objetivo deste estudo é investigar as prováveis relações de um contexto da Anemia Ferropriva com o índice da mesma determinado em crianças pré-escolares (3 a 5 anos de ,idade) matriculadas em creches filantrópicas municipais em Gurupi-Tocantins, como um fator decisivo para o desenvolvimento infantil. A deficiência de ferro é, isoladamente, a mais comum das deficiências nutricionais encontradas no mundo, ressaltando que a falta deste ,componente altera significativamente o desenvolvimento psicomotor da criança. Estas creches são compostas por um reduto de crianças de classe socioeconômicas menos privilegiadas e com baixo poder aquisitivo. Trata-se de estudo transversal, com o universo de crianças (n=157) entre 3 e 5 anos de idade, de ambos os sexos, presentes nas creches filantrópicas no referido município, avaliadas quanto a concentração de hemoglobina (sangue venoso). O ,critério para a caracterização da anemia foi o proposto pela OMS no qual admite: crianças entre 6 meses a 6 anos de idade: 11 g/dL de concentração de hemoglobina para ambos os sexos, sendo valores de hemoglobina (Hb) abaixo de tal considerados, patológicos, indicando carência de ferro. A prevalência global de anemia foi de 5,3% sendo que 82 das 157 crianças foram excluídas da pesquisa e apenas 75 das mesmas foram estudadas. É evidente que, a prevalência de anemia ferropriva e a correlação da concentração de hemoglobina encontrada entre as idades, sexos, e creches estudadas como resultado deste estudo mostrou-se pouco ,elevada, mas considerável no ponto de vista que este episódio afeta o desenvolvimento psicomotor da criança seriamente, portanto, faz-se necessário a tomada de medidas eficientes ,e de soluções urgentes a fins de sanar esta problemática.

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