Prevalência de crianças e adolescentes brasileiros que atenderam aos critérios de saúde para aptidão aeróbia: atualização de revisão sistemática para o Projeto Report Card Brasil
Por Diego Augusto Santos Silva (Autor), João Antônio Chula de Castro (Autor), Suellem Zanlorenci (Autor), Mikael Seabra Moraes (Autor), Andressa Ferreira da Silva (Autor), Tiago Rodrigues de Lima (Autor), Carlos Alencar Souza Alves Junior (Autor), Priscila Custódio Martins (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 23, 2021.
Resumo
O objetivo do estudo foi realizar uma atualização das evidências brasileiras sobre a prevalência de crianças e adolescentes que atenderam aos critérios de saúde para aptidão aeróbia. Essa revisão sistemática integra o Projeto Report Card Brasil e a busca foi restrita aos estudos publicados durante o período de Janeiro de 2018 a Dezembro de 2019 em nove bases de dados eletrônicas. Estudos com diferentes delineamentos, os quais permitiram extrair informações acerca da prevalência de crianças e adolescentes que atenderam aos critérios de saúde para a aptidão aeróbia (idade até 19 anos ou com média de idade até 19 anos) foram incluídos. Estudos publicados a partir de 2020 não foram incluídos por conta do possível efeito da pandemia nesse indicador e por não haver uma certeza de quando finalizará a pandemia. Do total de 694 estudos inicialmente identificados, 13 estudos com informações de 14.673 crianças e adolescentes foram incluídos após a leitura de títulos, resumo, textos completos e referências. A prevalência de crianças e adolescentes que atenderam aos critérios de saúde para aptidão aeróbia foi de 26.9% (29,7% para as meninas; 44,6% para os meninos). Nessa busca, oito pontos de corte distintos para determinar níveis adequados de aptidão aeróbia foram utilizados, bem como cinco testes foram empregados para se determinar a aptidão aeróbia. Analisando-se os dados da presente revisão com a revisão sistemática anterior desse projeto, um terço das crianças e adolescentes do Brasil atendem aos critérios de saúde para aptidão aeróbia.