Resumo

A Educação Física é capaz de integrar pessoas, fazendo com que essas pratiquem atividades com igualdade. Com a escola, e, em seu contexto, oferta um espaço privilegiado de construções de significados capazes de discutir a cidadania. O objetivo desse estudo foi analisar a prevalência da prática de Futebol feminino como atividade extracurricular em escolas da zona sul do município do Rio de Janeiro. Sua realização tem base na pesquisa quantitativa, com coleta de dados por meio de um questionário aplicado em 22 (vinte duas) escolas privadas da zona sul do Rio de Janeiro. O estudo apontou um equilíbrio nos resultados entre as escolas participantes, em que 53% delas confirmam existir Futebol feminino como atividade extracurricular nas unidades escolares e as demais, em 47% disseram não existir. Concluindo, portanto, que ainda há escolas que devam implementar o Futebol feminino em suas aulas extracurriculares, visto o direito à igualdade entre meninos e meninas, e, que não cabe mais diferenciação de gênero, neste caso, na prática de atividades, inclusive no Futebol.

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

Luiz Varanda de Freitas, A., Gama Barbosa, A., Gabriel Martínez Alves, J., Domingos da Silva, T., Triani, F., & Corrêa Neto, V. G. (2020). PREVALÊNCIA DE PRÁTICA DE FUTEBOL FEMININO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. BIOMOTRIZ, 14(3), 63-71. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.227

Edição

v. 14 n. 3 (2020)

Seção

Educação Física e Esportes na escola e fora da escola

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