Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de um colégio militar
Por Patrícia Paixão Fayer (Autor), Maria Marta Conrado (Autor), Francisco Zacaron Werneck (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 88, n 3, 2019.
Resumo
Nas últimas décadas aumentou o número de pessoas acima do peso, incluindo crianças e adolescentes, fato que é considerado preocupante, pois pode acarretar diversas doenças crônicas, em longo prazo.
Objetivo: Avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de um colégio militar, investigando possíveis diferenças entre os sexos e as faixas etárias.
Métodos: Estudo quantitativo, transversal, do qual participaram 381 escolares de um colégio militar de Minas Gerais, de 11 a 17 anos, sendo 213 meninos e 168 meninas. Calculou-se o índice de massa corporal (IMC) que foi classificado segundo o PROESP-BR. Para testar diferenças entre os sexos, utilizou-se o teste do Qui-Quadrado (X2) e para testar a relação entre idade e IMC, utilizou-se a correlação de Pearson. Significância estatística: p < 0,05.
Resultados: Foi observado sobrepeso em 17,8% (n = 68) e de obesidade em 5,8% (n = 22) dos escolares. Houve correlação positiva entre a idade cronológica e o IMC (r = 0,32; p < 0,0001). Não houve correlação entre estado nutricional e faixa etária. Não foram observadas diferenças significativas entre os sexos, em relação ao sobrepeso e à obesidade (16,9% e 6,6% nos meninos vs. 19,0% e 4,8% nas meninas, respectivamente).
Conclusão: A prevalência sobrepeso e obesidade nos escolares do colégio militar, em conjunto, foi de 23,6%, tanto nos meninos quanto nas meninas, sem diferença significativa entre as faixas etárias. Essa prevalência foi similar à média de escolares brasileiros.