Prevalência e Concordância na Predição de Excesso de Peso Corporal Por Dois Critérios Antropométricos em Adolescentes da Amazônia Ocidental Brasileira
Por Edson dos Santos Farias (Autor), Ivanice Fernandes Barcellos Gemelli (Autor), Orivaldo Florencio de Souza (Autor), Wagner de Jesus Pinto (Autor), Josivana Pontes dos Santos (Autor), Édio Luiz Petroski (Autor), Gil Guerra-júnior (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 19, n 3, 2017. Da página 1 a 10
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência e a concordância de excesso de peso (IMC) e de gordura corporal (% gordura) em adolescentes de ambos os sexos das cidades de Rio Branco-AC e Porto Velho-RO. Participaram do estudo 4.310 adolescentes, sendo 2.167 de Rio Branco e 2.143 de Porto Velho. Não houve diferença (p=0,46) entre o excesso de peso nos adolescentes de Rio Branco (34.8%) e de Porto Velho (33.8%). O % gordura foi significativamente maior (p=<0,01) nos adolescentes de Porto Velho (59,8%) em relação aos de Rio Branco (44,3%). Nos estágios intra-púbere e púbere foram identificadas moderadas concordâncias (p=0,01) e no estádio pré-púbere foi observado substancial concordância (p=0,01). Assim, os achados do presente estudo apontam para a necessidade da adequação do rastreamento da obesidade e sobrepeso que possibilitará identificação mais precoce e tratamento dos adolescentes.