Resumo

A escola e suas propostas curriculares incentivam alta exposição à posição sentada por longos períodos de tempo. Essa situação estimula uma cultura comportamental sedentária, reforçada extracurricularmente, o que possivelmente afeta a saúde dos escolares. No entanto, as aulas de educação física, e nesta aula, a promoção da atividade física na escola, são uma das estratégias mais importantes para amenizar os efeitos nocivos dos comportamentos sedentários nas crianças. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo foi estabelecer a prevalência e os fatores associados aos comportamentos sedentários em crianças do ensino fundamental. Os resultados revelam que no domínio do transporte escolar há uma prevalência média de 114 minutos semanais de comportamento sedentário; No ambiente escolar, a caminhada é comum, mas o tempo sentado tem uma média semanal de 1680 ± 102 minutos; Por fim, no domínio doméstico, as mulheres apresentam maior participação em atividades físicas. Este estudo destaca a necessidade de intervenções escolares para promover hábitos ativos e saudáveis ​​na infância.

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