Prevalência e Fatores Associados a Lesões em Corredores Amadores de Rua do Município de Belo Horizonte, Mg
Por Alberto Cantídio Ferreirai (Autor), Jésus Magno Cabral Dias (Autor), Rafael de Melo Fernandes (Autor), George Schayer Sabino (Autor), Marco Túlio Saldanha dos Anjos (Autor), Diogo Carvalho Felício (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 18, n 4, 2012.
Resumo
INTRODUÇÃO: A prática da corrida de rua tem aumentado nos últimos anos, tanto por sua facilidade quanto pelo baixo custo envolvido. Essa prática, todavia, envolve risco de lesões musculoesqueléticas.
OBJETIVO: Verificar a prevalência de lesões osteomioarticulares e analisar os fatores associados em corredores de rua amadores de Belo Horizonte, MG.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal. A seleção da amostra foi por conveniência. Participaram da pesquisa 100 atletas amadores com pelo menos três meses de prática de corrida com frequência mínima de duas vezes por semana. Foram coletados os dados referentes à prevalência de lesões e os fatores associados através de um questionário estruturado.
RESULTADOS: A prevalência de lesões entre os atletas foi de 40%. Dentre os fatores associados à lesão destacam-se a distância média diária e a variação no volume do treinamento.
CONCLUSÃO: A prevalência de lesões em corredores amadores é considerável, apesar de ter sido relatada por menos da metade dos participantes. As características do treinamento podem desencadear lesões e devem ser analisadas com cautela para que a corrida seja realizada de forma segura.