Prevalência de Hábitos Posturais Inadequados de Escolares do Ensino Fundamental da Cidade de Teutônia: Um Estudo de Base Populacional
Por Matias Noll (Autor), Cláudia Tarragô Candotti (Autor), Carlos Leandro Tiggemann (Autor), Maira Cristina Wolf Schoenell (Autor), Adriane Vieira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 4, 2013. Da página 983 a 1004
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência de hábitos posturais inadequados de escolares do Ensino Fundamental da cidade de Teutônia, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir de um estudo de base populacional. Os 1597 escolares participantes responderam o questionário autoaplicável denominado Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI). Os resultados demonstraram alta prevalência de hábitos posturais inadequados nas seguintes posturas: sentar para escrever e para utilizar o computador, sentar em um banco, além de pegar objeto do solo. Verificou-se também que os escolares permanecem por muito tempo na posição sentada em frente ao computador e à televisão, e não dormem a quantidade de horas necessária por dia. Estudos desta natureza podem subsidiar o trabalho preventivo dos professores de Educação Física, no ambiente escolar.