Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Escolares com Idade de 7 a 17 Anos, Residentes nos Municípios Pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste/sc
Por Andréa Jaqueline Prates Ribeiro (Autor), Sandra Fachineto (Autor), Sandro Claro Pedrozo (Autor), Ana Paula Trentin (Autor), Cassiane Zappani (Autor).
Em Conexões v. 11, n 1, 2013. Da página 57 a 73
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de 7 a 17 anos, residentes nos municípios pertencentes a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Miguel do Oeste/SC. Participaram do presente estudo 1.728 escolares, sendo 902 do gênero masculino e 826 do feminino. O IMC foi calculado e classificado conforme o procedimento utilizado pelo PROESP-BR. A análise de freqüência foi utilizada para verificar a distribuição de sobrepeso e obesidade e o teste do qui-quadrado para atestar as diferenças entre os valores percentuais (%) no que diz respeito ao gênero, município e IMC. O nível de significância adotado foi P≤0,05. Dos 1.728 escolares, constatou-se sobrepeso em 351 (20,3%) e obesidade em 91 (5,3%). Ao comparar os gêneros, verificou-se que a prevalência de sobrepeso foi maior no gênero masculino do que no feminino, principalmente nos municípios de Belmonte/SC (P=0,021), Descanso/SC (P=0,010) e São Miguel do Oeste/SC (P=0,009). Em relação à obesidade, não foram observadas diferenças significativas entre os sexos. Dessa forma, conclui-se que em ambos os gêneros, a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de 7 a 17 anos, residentes nos municípios pertencentes a SDR de São Miguel do Oeste/SC, é considerada alta, pois atinge uma fração de 24,8% da população feminina e 26,4% da masculina.