Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Escolares de Seis Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre–RS
Por Adriano Detoni Filho (Autor), Rossana Candiota Nogueira (Autor), Michelle Guiramand (Autor), Flavia Meyer (Autor), Roberto Fernandes da Costa (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Verificar o estado nutricional em escolares de seis escolas da rede municipal de ensino da cidade de Porto Alegre – RS.
Métodos/Resultados:
Foi utilizado o método de amostragem por conglomerados, selecionando por meio de sorteio seis escolas municipais de Porto Alegre. A amostra foi composta por 195 escolares entre sete a 10 anos. Foi avaliada a massa corporal, estatura, perímetros (abdominal e braquial) e cinco dobras cutâneas (tríceps, subescapular, suprailíaca, abdominal e coxa). Para determinação do estado nutricional foi utilizado IMC por idade e sexo. A prevalência de sobrepeso e obesidade encontradas foram de 25,7% entre os meninos e de 32,1% entre as meninas. Ao analisarmos os valores de sobrepeso e obesidade separadamente, 17,3% dos meninos e 20,9% das meninas foram classificados sobrepesados, enquanto 8,4% dos meninos e 11,2% das meninas foram qualificados obesos. Ao analisarmos as medidas das dobras cutâneas verificamos que os valores são bem parecidos entre o grupo de crianças sobrepesadas e obesas.
Conclusão:
Os escolares das seis escolas apresentam alto índice de sobrepeso e obesidade. De acordo com os resultados encontrados, as meninas obtiveram em média valores três pontos percentuais maiores do que os meninos comparando somente sobrepeso ou obesidade, mas seis pontos percentuais ao somarmos o estado nutricional. Os resultados corroboram as mudanças no estilo de vida das crianças de hoje em dia, que com o avanço da tecnologia e o aumento da violência não brincam mais nas ruas e em parques, ficando mais tempo na frente de aparelhos eletrônicos.