Resumo

A inatividade física é a quarta causa de mortalidade no mundo devido às enfermidades crônicas (EC’s) - doença cardíaca, derrame, diabetes e câncer – e a cada ano essas doenças resultam em mais de três milhões de mortes preveníveis. A inatividade física é relacionada (direta ou indiretamente) aos outros fatores de risco para EC’s tais como hipertensão, altos níveis de colesterol e glicemia; e às alarmantes taxas de obesidade adulta e infantil, não apenas em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. A literatura científica mostra a relevância da inatividade física como fator de risco para EC´sindependente de outros fatores como dieta, fumo e uso abusivo de álcool.

A atividade física traz amplos benefícios durante toda vida: ela promove um crescimento e desenvolvimento saudável em crianças e jovens, ajuda a prevenir o ganho de peso excessivo, e é importante para um envelhecimento saudável, aumentando a qualidade de vida e independência em pessoas idosas. As estimativas mundiais mais recentes indicam que 60% da população está exposta aos riscos à saúde devido à inatividade física. Aumentar a atividade física em nível populacional é uma prioridade na maioria dos países ricos e países em desenvolvimento passando por grande desenvolvimento econômico.

O Manifesto de Toronto (maio de 2010) aponta os benefícios diretos e indiretos de se investir em programas e políticas para aumentar os níveis de atividade física. O Manifesto já foi traduzido em 11 idiomas e reforça a necessidade em aumentar as ações e investimentos em atividade física como parte de uma estratégia abrangente na prevenção das EC’s. O Manifesto foi desenvolvido com base numa ampla consulta com especialistas e recomenda ação em quatro áreas de acordo com a Estratégia Global de Nutrição e Atividade Física:1) políticas nacionais; 2) leis e normas; 3) programas e infra-estruturas; e 4) parcerias
 

GAPA - Fevereiro 2011

Arquivo