Primeiras vivências com as danças As percepções de estudantes de educação física
Por Joice Gottardo de Jesus (Autor), Erineusa Maria da Silva (Autor), Maurício Santos Oliveira (Autor).
Resumo
Este artigo explora as percepções do primeiro contato com as danças, com foco em estudantes do curso de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada nos estudos socioculturais da Educação Física, com ênfase nas danças. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso na disciplina Conhecimento e Metodologia do Ensino da Dança, componente curricular do curso de licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise foi conduzida segundo a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as primeiras experiências dos/as estudantes com as danças ocorreram em contextos e formas diversas. As Unidades de Registro emergentes foram: redes sociais; família; amigos/as; educação formal; escola/academia de dança; festas; formação inicial; projeto social; contexto religioso. Dentre essas, a escola foi a Unidade de Registro mais mencionada pelos/as entrevistados/as. No entanto, notamos que ainda existem desafios para sua inclusão eficaz no currículo da Educação Física escolar.
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