Primeiro Campeonato de Futebol no Maranhão

Por: .

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


BOX

PRIMEIRO CAMPEONATO DE FUTEBOL NO MARANHÃO

1909 - Em março é anunciado um concurso (torneio) de Futebol a ser disputado por sócios do Fabril Athletic Club (FAC) e o Maranhense Foot-Ball Club (MFC); cada clube deveria inscrever 24 (vinte e quatro) jogadores, que seriam divididos em quatro (4) equipes de seis (6) jogadores cada, e 30 (trinta) minutos de duração, cada partida (Pacotilha, 23 de março de 1909). O primeiro jogo da série deveria começar em 11 de abril, disputando-se dois (2) jogos por Domingo, sendo o encerramento em 02 de maio, entre os times que tiverem melhor classificação no campeonato. Inscritos os jogadores, foram sorteados entre os diversos times:

EQUIPE

JOGADORES SORTEADOS

VESTIMENTA

A

M. A. Santos; José Borges, C.E. Clissold; J.B. Rego Júnior; Bernardino Queiroz; e José Jame

Preta

B

José F. Costa; T. H. Downey; Raymundo Almeida; E. Simas; M. Mathias Filho; F.C. Ribeiro;

Camisa Azul e calça branca

C

C.V. Reade; Manoel P. Santos; Ruy M. Faro; Gilberto Sousa; J. Santos; F. C. Ribeiro

Calça e camisa branca

D

Gorzino Bello; João Teixeira; Raimundo Nunes; Joaquim Ferreira; Satú Bello; e Rego Sousa

Camisa encarnada e calça branca

E

Almir S. Silva; E.P. Sousa; Albino R. Faria; J.P. Santos; ª M. Gonçalves; e ª R. C. Martins

Camisa Azul e Calça branca

F

J.M.L. Assis; Raul S. Martins; J. Lima Sobrinho; José Alvim; Laudeli Melo; e J. Santos

Camisa preta e calça branca

G

Carlos Neves; Delfim Rodrigues; A Figueiredo; Julio A Santos; W. Araújo; e A Gandra

Camisa branca e calça preta

H

Luís A Leite; A Faria; José A Santos; João Mário; Antonio Santos; e Cunha Júnior

Branca e fita preta

 

Fonte: Pacotilha, 14 de abril de 1909

No primeiro Domingo já jogam: E x H – referee: C. E. Clissold; C x B – referee: T. H. Downey. No dia 25: A x D – referee: J. M. A  Santos; G x F – referee: T. H. Downey

A seguir, é dada a escalação dos times, distribuídos os jogadores nas seguintes posições: goal-keeper (1); full-backs (2); forwards (3), e que os times começariam a se enfrentar a partir do dia 18 de abril. (Pacotilha, 17 de abril de 1909).

A primeira rodada desse primeiro concurso – campeonato – de foot-ball teve os seguintes resultados (Pacotilha, 19 de abril de 1909): Jogo 1 – E 5 x 0 H; gols de J. Mário (4) e Cunha Júnior (1); Jogo 2 – C 4 x 2 B; gols de Downey (4), não sendo informados o(s) marcador(es) da equipe “B”.

A segunda rodada não foi realizada na data prevista – Domingo, 25 de abril – por “motivo de força maior” (Pacotilha, 24 de abril de 1909, sábado), porém não se informando qual seja o motivo do impedimento... Na edição d’ A Pacotilha de 1º de maio, Sábado, é anunciada a realização da segunda rodada, dando-se a escalação das equipes que se enfrentariam (Pacotilha, 1º de maio de 1909, sábado ).

Lamentando as chuvas que caíram no Domingo – 02 de maio – prejudicando o desempenho dos jogadores, a segunda rodada foi realizada com os seguintes resultados (Pacotilha, Terça-feira, 04 de maio de 1909): A  1  x  0  D, gols de Rego Serra; G  2  x  0  F, gols de A Gandra, sendo  que na Quinta-feira – 06 de maio – haveria novo sorteio, dos times vencedores, para as partidas de Domingo: B  x  G; e H  x  D; dando-se a escalação de cada uma delas, servindo de árbitro, para ambos os jogos C. E. Clissold.( Pacotilha, Quinta-feira, 06 de maio de 1909). Os resultados foram, na primeira partida: B  10 x 0 G, gols marcados por Downey: dois no primeiro tempo e oito no segundo; e na Segunda partida: H  4 x 2 D, gols marcados por Satú Bello e J. Mário no segundo, não se informando quantos cada um marcou, nem quem fez os gols do D.

Os jogos, conforme rezava o Regulamento, foram disputados em dois tempos de 15 minutos cada um, sendo que no intervalo do primeiro jogo, jogava-se o primeiro tempo do segundo jogo; terminado este, voltavam a jogar as equipes da primeira partida o seu segundo tempo; terminada esta, o segundo match do dia. A final do Campeonato de Foot-Ball seria disputada entre as equipe do “B” x “H”, vencedoras das “semi-finais”:

Posição

Team B

Team H

Goal

E. Simas

José A Santos

Full-backs

M. Sardinha, e

Almeida

Antonio Santos, e

L. Leite (captais)

Forwards

F. H. Downey;

J. F. Costa (captais)

M. Mathias Filho

J. Mário

A Farias

Cunha Júnior

Vestimentas

Calça branca e camisa azul

Branca e fita encarnada

Referee

C. E. Clissold

 

Embora previsto, no Regulamento, a cobrança de ingressos a partir da Segunda fase da competição, nas semi-finais não foram cobrados, devido as intensas chuvas que vinha castigando a cidade; mesmo assim houve grande afluência de público, em todas as partidas. Para a partida final, seriam cobrados os ingressos.

No Domingo marcado para a grande final desse “primeiro Campeonato Maranhense de Foot-Ball”, voltou a chover muito, a partir das três da tarde – o início do jogo estava marcado para as quatro -, o que impediu a presença do grande público esperado. O jogo começou às 4 ½, e “... esteve realmente bem disputado, pois os footballers jogavam com interesse”, informa o cronista d’ A Pacotilha.: “Após porfiada luta, o team “B” conseguiu marcar o goal, dando-se por encerrada a primeira parte do programa. Na segunda parte contava ainda a victória ao team “B”, que fez um segundo goal. Depois disto o team “H” fez um goal, correndo o match sem resultado até o final. Coube, portanto, a victória completa ao team ‘B’”. Não é informado o nome dos marcadores...

Estes são os primeiros campeões maranhenses de foot-ball, em concurso disputado em 1909, entre os sócios footballers dos clubes Fabril e Maranhense, então existentes em São Luís do Maranhão:

Posição

Team B

Goal

E. Simas

Full-backs

M. Sardinha, e  Raymundo Almeida

Forwards

T. H. Downey; J. F. Costa (captain); M. Mathias Filho

 

   F. C. Ribeiro, que disputou a primeira fase do torneio, ao que parece

    foi substituído por M. Sardinha no jogo final.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.