Resumo

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Em 1969 reuniram-se no Rio de Janeiro mestres e líderes dos desta cados grupos de capoeira da Bahia (1 participante), Rio de Janeiro (25 participantes) e São Paulo (6 participantes). O evento foi proposto pela Federação de Box do Rio de Janeiro sendo denominado de Simpósio e organizado pela Comissão de Desportos da Aeronáutica com localização no Campo dos Afonsos, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. A participação das lideranças reconhecidas da capoeira no país ocorreu em regime de internato de dois dias com alimentação e hospedagem no local. Neste apoio foi incluído o transporte aéreo dos sete participantes vindos de Salvador e São Paulo fornecido pela Força Aérea Brasileira.

O objetivo do Simpósio consistiu na descrição de golpes e movimentos básicos da luta, incluindo diferentes variações regionais. Este propósito foi alcançado de modo até então inédito como mostra a documentação
adiante. Estes registros foram mantidos por Lamartine DaCosta, um dos moderadores do evento, que agora os disponibiliza publicamente no sentido de preservação da memória do esporte brasileiro. Rio de Janeiro, abril de 2022.

Arquivo