Primeiro guia brasileiro para promoção da atividade física visa incentivar a sociedade a adotar hábitos mais saudáveis
Resumo
A prática regular de atividade física contribui para a proteção e combate às doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, cardiopatia e eventos de acidente vascular cerebral, além de estar relacionada a um menor índice de mortalidade por todas as causas. Tendo isso em vista, o Ministério da Saúde, lançou, no mês de Junho, o Guia de Atividade Física para a Popula-ção Brasileira.
O guia, produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com coordenação do epidemiologista e Profissional de Educação Física, Pedro Curi Hallal [CREF 024120-G/RS], traz as primeiras recomen-dações e informações do Ministério da Saúde sobre atividade física para que a população tenha uma vida ativa, promovendo a saúde e a melhoria da qualidade de vida.
Cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, entre eles, diversos profissionais de Educação Física, assim como técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), participaram da sua elaboração. O documento está dividido em oito capítulos e aborda a prática de atividades físicas em di-versos contextos, grupos e ciclos de vida.