Resumo

Acidentes no ambiente escolar mostram ser uma preocupação para professores de Educação Física. Durante as aulas, adversidades acontecem, demandando desses profissionais, conhecimentos sobre primeiros socorros. A partir dessa ideia, um questionário contendo nove questões foi aplicado aos professores de quatro escolas, com o objetivo de compreender a relevância dos conhecimentos do profissional de Educação Física em relação as técnicas de primeiros socorros na escola. Buscou também investigar quais ações os professores e gestores da escola tem, frente à acidentes, apontar os principais obstáculos vivenciados por esses profissionais e se tal conteúdo é trabalhado nas aulas. Trata-se de uma pesquisa que se classifica como um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, desenvolvida em três escolas privadas e uma pública do município de Fortaleza/CE. A amostra foi composta por vinte professores graduados em Educação Física, de ambos os sexos, que atuam em diversas modalidades esportivas. Os resultados apontaram que os professores de Educação Física ainda carecem de conhecimentos mais específicos sobre primeiros socorros, sinalizando que as ações tomadas perante estas situações, não asseguram um atendimento de qualidade e com segurança, por motivos que vão desde a falta de preparo, quanto a falta de materiais adequados, onde parte dessa responsabilidade vem dos representantes locais, que não oferecem capacitações mais frequentes para que os profissionais ampliem seus conhecimentos.

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