Editora Reggo Edições. Brasil 2016. 144 páginas.

Sobre

MENSAGEM 

Roberto Gesta de Meio 

A Confederação Brasileira de Atletismo, na administração de José Antonio Martins Fernandes, traz à lume o livro "Primórdios do Esporte no Brasil: Rio de Janeiro", dando sequência à série de obras sobre o surgimento do fenômeno esportivo em diferentes cidades do Pais.

Incumbido pelo presidente da CBAt para coordenar este importante projeto, é com muita satisfação que congratulo os pesquisadores Victor Andrade de Meio e Fabio de Faria Peres pelo excelente labor realizado na identificação dos primeiros movimentos desportivos, em diferentes modalidades, na metrópole brasileira que irá sediar, dentro de poucos dias, o maior evento de confraternização mundial: os Jogos Olímpicos. 

As inúmeras publicações de alta qualidade produzidas pelos dois pesquisadores neste campo da atividade humana, nas últimas décadas, recomendam largamente este trabalho. Ele se tomará, não tenho dúvidas, objeto de consulta obrigatória paia todos aqueles que pretendem conhecer, com mais profundidade, a origem dessas manifestações.

Os agradecimentos da comunidade atlética à CBAt e à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL por esta enorme contribuição à preservação da cultura nacional. 

ROBERTO GESTA DE MELO é Presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). É também integrante do Comitê Executivo e do Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e membro da Associação Internacional dos Historiadores Olímpicos. 

Acessar