Principais Instrumentos Para Avaliar o Desempenho Motor em Crianças com o Transtorno do Espectro Autista: Um Estudo de Revisão Sistemática
Por Iasmin Pires Leite (Autor), Elizângela Diniz (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 22, n 2, 2021.
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões restritos e repetitivos de comportamento, além de dificuldades essenciais na comunicação social e na interação social. Ainda pode apresentar limitações nas habilidades motoras e psicomotoras. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os instrumentos de avaliação utilizados para avaliar o desenvolvimento motor em crianças com o transtorno do espectro autista. Para isso foi desenvolvido uma pesquisa do tipo revisão de literatura sistemática com aspecto quali-quantitativo. A busca dos artigos foi realizada entre os meses junho e agosto de 2020, nas seguintes bases de dados BVS, CAPES, SCIELO e SCIENCE. Ao total foram encontrados 2.023 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão obteve-se 21 artigos para extração dos dados. O instrumento mais utilizado nas pesquisas foi o Vineland Adaptive Behavior Scales-2 (23%; n=7), no entanto foram encontrados outros instrumentos aplicados porém em menor quantidade nas pesquisas. Ao analisar cada instrumento observou-se ausência de uma ferramenta que avaliasse as especificidades do autismo o que pode comprometer a avaliação do desenvolvimento motor. Desta forma, conclui-se que há uma ausência de instrumento específico que avalie o desenvolvimento motor de crianças com TEA e ressalta a necessidade de elaborar instrumentos sensíveis as diversas características do transtorno em questão.