Princípios de Ensino para a Educação Física na Escola
Parte de Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos . páginas 90 - 103
Resumo
O propósito deste capítulo é abordar as questões metodológicas que devem/podem ser adotadas no ensino da Educação Física. Em outras palavras, o que se pretende discutir é o “como” o professor pode ensinar práticas corporais. É importante ressaltar que só é possível refletir sobre como o professor deve ensinar se estiverem muito claras quais são as metas, aonde se quer chegar com o aluno. Por isso, discutir “questões metodológicas” implica reconhecer o que move o professor a agir em sua prática, portanto envolve as suas concepções de humanidade, sociedade e de aluno.Neste capítulo, buscaremos os aspectos relacionados ao “como” ensinar. Discutir aspectos metodológicos, sem dúvida, é uma tarefa ampla e complexa, mas entende-se que há também uma necessidade premente da área em apontar caminhos mais adequados sobre como fazer para formar cidadãos críticos e emancipados. Para Libâneo (1991), as orientações didáticas são determinadas pela relação entre objetivo e conteúdo. Elas fornecem a forma pela qual se concretiza esta relação em condições didáticas específicas; ao mesmo tempo que influenciam na reformulação ou modificação dos objetivos e conteúdos. Referem-se aos meios para alcançar objetivos gerais e específicos do ensino, ou seja, ao “como” do processo, envolvendo as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos para atingir os objetivos e conteúdos. São características dos métodos: estarem orientados para os objetivos; implicar uma sucessão planejada e sistematizada de ações, tanto do professor, quanto dos alunos (LIBÂNEO, 1991).