Princípios pedagógicos de práticas docentes de orientação construtivista em esportes coletivos
Por Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Luciane Cristina Arantes (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Vinícius Zeilmann Brasil (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
O presente artigo teórico teve como objetivo apresentar princípios pedagógicos de práticas de ensino de orientação construtivista em esportes coletivos (ET). Especificamente, a pesquisa buscou situar o construtivismo como perspectiva conceitual para orientar o ensino e a aprendizagem em ET, apresentando três princípios gerais e quatorze princípios adjacentes, suas definições e possíveis aplicações práticas. Os princípios gerais incluem: (1) facilitar a construção ativa do conhecimento; (2) facilitar a aprendizagem significativa (relevância pessoal); e (3) facilitar a participação social (cooperação). Os princípios pedagógicos aqui apresentados constituem uma matriz para orientar a investigação empírica sobre o ensino da ET no contexto da formação e prática profissional em Educação Física e poderão auxiliar no planeamento e intervenção da ET.