Pró ensino e pet-saúde: gestos de formação

Por Alessandro Prado (Autor).

Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 295 - 314

Resumo

Gestos transformaram-se em acontecimentos no correr da experiência que se iniciou no ano de 2009, quando Alessandro ingressou no curso de graduação em Educação Física na Universidade de São Paulo e concluiu em 2012. Foi precisamente em 2010, no segundo ano de graduação que ele iniciou sua participação no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade de São Paulo (USP), Campus-Capital (PET-Saúde USP-Capital), o primeiro grupo da Educação Física da USP no Programa. Foi via PET-Saúde que ele, efetivamente, conheceu e vivenciou a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas experiências de formação em saúde, portanto, dizem do impacto de uma iniciativa de integração ensino-serviço na atenção básica/atenção primária em saúde. Todavia, as experiências, por si só, não foram suficientes para trazer luz aos gestos produzidos. Foi necessário pensar a respeito delas e também com elas. E, diante desse desafio, Alessandro desenvolveu um processo de entendimento para dar forma e conteúdo àquilo que, até então, estava invisível e indizível.