Problemática do Aperfeiçoamento da Resistência e da Endurance em Face das Condições Ambientais Brasileiras

Parte de Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo . páginas 239 - 281

Resumo

Ccmo vimos na. apreciação do Princípio da Sobrecarga, o esforço é um fator "stressante" e assim sendo o problema do condicionamento físico se apóia na obediência dos limites da capacidade de adaptação: a carga é assimilada dentro de uma faixa estreita e instável de valores, abaixo dela não há efeito e acima o organismo entra em exaustão.

Isto pôsto, torna-se evidente que a melhor eficiência de assimilação aparece sob condições ideais de ambiente físico e psicológico pois a participação de outros fatores "stressantes" obrigará o organismo a criar adaptações específicas que demandam também energia. 

Não computando a imponderabilidade psicológica e de um modo geral, b desenvolvimento das qualidades físicas essenciais, principalmente as ligadas ao fenômeno da sobrecarga — fôrça, resistência e endurance —, é deteriorado pelos diversos tipos de stress (o stress da altitude constitui uma excessão dentro de certos valores da pressão atmosférica diminuída e após üm período satisfatório de aclimatação quando adaptações orgânicas e celulares produzidas favorecem a reação ao esforço).  

Arquivo