Resumo

Objetivos:
Problematizar as engrenagens da formação esportiva observando fraturas entre a educação física e o esporte de base. Discutir o conceito de formação, tendo como parâmetro os saberes acumulados na pedagogia do esporte.

Métodos e resultados:
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte da Universidade Federal de São João del-Rei, após discutir e avaliar a trajetória de 2011, resolveu destacar o conceito de formação esportiva e extrair consequências para o desenvolvimento do esporte bem como para as análises que serão futuramente estabelecidas. As seguintes questões nortearam este trabalho: Ao observar as múltiplas engrenagens da formação no esporte, quais são as fraturas/fragmentações existentes entre educação física curricular e esporte de base? Por que isso ocorre? Em função deste eixo, quatro hipóteses foram formuladas: 1 → Discurso do currículo, dos saberes, do contexto e das metodologias se perde nos projetos pedagógicos; 2 → Objetivos não ficam claros; 3 → Políticas não são dirigidas; 4 → Recursos humanos não são avaliados. Os resultados indicam que, embora dependente de uma pluralidade de temas, o foco da formação de esportistas e atletas e sua relação com a educação física (escolar) e o esporte de base (iniciação esportiva fora da escola) permite visualizar (e buscar) os objetivos de maneira mais nítida.

Conclusão:
Este trabalho ainda se encontra em andamento mas é possível observar como conclusão que as fraturas entre educação física e esporte podem reverberar na formação de esportistas.