Problematizações Preliminares Sobre Comunicação na Educação Física Escolar: Possibilidade de Uso do Whatsapp
Por Diogo Felipe Silva Frazão (Autor), Mayra Nascimento Matias de Lima (Autor), Josué Dantas Belarmino (Autor), João Marcelo Mariano da Costa (Autor), Marcio Romeu Ribas de Oliveira (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
Este texto busca problematizar as questões que envolvem o processo comunicacional nas relações de ensino-aprendizagem, destacando sua importância e tomando como base uma discussão teórica relacionada a uma experiência na Formação Continuada de Professores de Educação Física de Natal-RN realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A aposta da formação tem por objetivo central a experimentação de metodologia de ensino-aprendizagem em espaço escolar a partir dos conteúdos midiáticos. Verificou-se que aspectos trabalhados na formação continuada sobre a ideia de comunicação foram percebidos pelos professores e problematizados nas experiências formativas, caso específico do aplicativo WhatsApp que foi compreendido para além do aspecto de conexão entre as pessoas e visto como uma possibilidade de comunicação entre professores e alunos/as no cotidiano das aulas de educação física nas escolas municipais.