Resumo

Este trabalho fala sobre as poéticas circenses contemporâneas a partir da identificação das intermedialidades propostas pelo coletivo artístico brasiliense Instrumento de Ver. As artes circenses, na pluralidade de suas manifestações, vêm propondo, ao longo de diferentes períodos históricos, uma abertura para a variedade de abordagens de diferentes mídias. Considero aqui, as mídias, como modos de expressão e objetos que organizam, transportam, guardam ou alteram a nossa percepção de mundo, participando como meios para a produção de sentido. Partindo do princípio de que a relação do artista com os dispositivos circenses, ou seja, seus aparelhos e objetos, é crucial para o circo, proponho uma análise desta relação. Para isso abordo os conceitos de mídia e intermedialidade como ferramentas operativas e metodológicas para a abordagem crítica do processo criativo do projeto de pesquisa Geringonça, a partir da análise de suas intermedialidades. Dialogo com artistas e teóricos das artes circenses como a brasileira Ermínia Silva, dentre outros, assim como com alguns autores pesquisadores dos estudos da mídia, dentre eles os brasileiros Adalberto Müller e Marta Isaacsson, o canadense Éric Méchoulan, os portugueses José Maria Mendes e Filipa Chambel, o alemão Jurgen Müller e outros que foram importantes aliados para uma compreensão desses conceitos e contextos. Levando em consideração a multiplicidade e a complexidade da criação artística, olhar para a relação entre as mídias como prisma teórico e ferramenta para análise de um processo criativo é uma escolha que prioriza a materialidade da criação. Como pesquisadora integrante do meu objeto de estudo, parti da minha percepção, enquanto artista, de que o compromisso com a pesquisa artística, a liberdade de se apropriar de elementos de qualquer linguagem e a variedade de métodos criativos são fundamentais para as produções do coletivo Instrumento de Ver.

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